Briefing no Design Gráfico
LOGOTIPOS, logomarcas, LOGOS, marcas, símbolos, identidade visual
Artigo
Briefing: onde tudo começa
Em design não se faz nada sem um "briefing" bem elaborado. É a fase mais importante de qualquer projeto, quando são identificadas e discutidas todas as necessidades do projeto, empresa, produto ou idéia, com levantamento completo das informações essenciais para o entendimento dos objetivos e desenvolvimento do trabalho.
Discutidas e computadas com precisão todas as informações, dá-se início ao processo de criação, que leva ainda em conta questões como linguagem, estilo, cores, tipo e tamanho de letra, diagramação, etc., buscando a produção de um material não somente esteticamente atraente, único e criativo, mas, sobretudo, comunicativo e tecnicamente viável.
Abaixo, um exemplo do que pode ser objeto de discussão no briefing de um logotipo:
Sobre a empresa
- Identificação da Empresa/Organização
- Identificação do objeto do logotipo (empresa, produto ou projeto)
- Natureza: Novo projeto ou revitalização de logo já existente
- Prazo de entrega
- Orçamento disponível
Conceituação/Objetivos:
- Objetivos;
- Identificação do público-alvo (nível sócio-cultural, faixa etária, etc.);
- Mensagem (ns) deve(m) ser associada(s) com o logotipo, ou de que forma a empresa/produto/projeto quer ser percebido pelo mercado;
- Diferenciais frente aos concorrentes que precisam ser explorados com mais intensidade;
- Identificação dos principais concorrentes;
- Identificação dos planos de Marketing e peças de comunicação;
- Identificação dos pontos fortes e fracos da empresa/produto/projeto em relação à concorrência;
- Preferência ou exigência de cores, se trata-se de preferência pessoal ou existe algum motivo técnico, cultural ou está vinculado a algum tipo de valor;
- Indicar logotipos que podem ser considerados como referência de estilo/linguagem para o trabalho, explicando as razões da escolha;
- Avaliar quais mídias deverão ser mais usualmente utilizadas para veiculação do logotipo. (impressão em papel, brindes, uniformes, tv, internet...);
- Identificar o tipo de informação, dado ou gráfico que deve constar obrigatoriamente (grafismos ou sinais institucionais, símbolos, nome, expressões, etc.);
- Identificar que tipo de informação, dado ou gráfico deve ser evitado;
- Identificar os elementos típicos da atividade que podem ser utilizados como fontes de inspiração/referência para a criação;
- Quando tratar-se de revitalização/redesenho de logo já existente, identificar os prós e contras do logotipo atual, a razão da mudança, o que precisa ser preservado ou omitido e o que a nova identidade deve corrigir ou reforçar em termos de comunicação;
- Outras informações relevantes ou úteis.
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[ Enio Souza ]
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Enio Souza | Paiol Design - Design Gráfico & Web Design